sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Acender


Escuro. Ausência total de luz. Blackout. Estar de olhos abertos, mas parecer que eles estão fechados. Não enxergar nada. Estender as mãos sem saber o que vai alcançar, ou se vai alcançar alguma coisa. Sentir medo de caminhar, pois não se sabe onde pisa. Sentir medo do escuro.

Não sei por que o escuro nos aterroriza tanto. Mas o fato é que não se consegue viver na escuridão. Não por motivo “a” ou por motivo “b”, mas por todos os incontáveis fatores imagináveis.

E é só quando nos deparamos com a escuridão que valorizamos a “luz”. Pode até soar como clichê, mas é a pura verdade. A gente só percebe o quanto precisa das “luzes” quando elas, mesmo que por um pequeno instante, se apagam.

Precisamos delas para clarear os nossos caminhos. Precisamos delas para enxergar o mundo, para sabermos que está tudo bem. Precisamos delas para que não tenhamos medo de ir além. Precisamos delas para praticamente tudo. Precisamos da “luz” até para enxergarmos a nós mesmos.

O que não entendo bem é por que mesmo sendo tão dependentes da “luz”, por diversos momentos, preferimos viver na escuridão. Por que mesmo sabendo o quanto o mundo é bonito, preferimos viver de olhos fechados.

Com os olhos fechados a gente não enxerga nada. Nem a nossa própria luz. Sim, também somos portadores de luz, embora não a usemos na maioria das vezes. Pois é, quando fechamos os olhos, não conseguirmos enxergar nem nossa própria luz; até para enxergá-la (e devo dizer que principalmente para conseguir enxergá-la) precisamos estar de olhos abertos.

O engraçado é que quando “abrimos os olhos” pensamos que seremos fortes o suficiente para mantê-los assim, até que vem a noite, o sono... Quando nos damos conta, já estamos lá mais uma vez, de “olhos fechados”.

Mas ainda podemos manter a esperança. Eles se abrem todas as manhãs, pelo menos na maioria das vezes. E embora se fechem, sabemos que não conseguimos ir muito longe com eles dessa forma, sendo assim, eles continuaram a se abrir. Até que um dia, quando todos pensarem que eles se fecharam para sempre, aí então vão se abrir, verdadeiramente.

2 comentários:

Anônimo disse...

Você tem muita luz João, parabéns pelo texto e que Deus continue a te abençoar! =*

Vanessa Pessoa

Unknown disse...

\o/

Você tem muita luz João, parabéns pelo texto e que Deus continue a te abençoar! =* [2]

Vanessa falou tudo =D
Amu vc, amigo

Postar um comentário