quarta-feira, 20 de abril de 2011

Um novo mandamento


Vivenciamos nessa semana o período chamado de Semana Santa. Semana Santa seria uma semana de santidade, diante do que vemos hoje na maioria dos lugares, podemos afirmar sem medo ou receio que o termo está sendo no mínimo aplicado de forma errônea.

Mas não quero me deter às mesquinharias praticadas pelo homem que desvirtuam o sentido desta data. Elas são tão pequenas que não merecem se quer ser mencionadas. Nesses dias, quero destacar o que precisa ser destacado. Lembrar o que deve ser lembrado.

Amanhã, quinta-feira, a igreja católica relembra a instituição da Eucaristia e do mandamento do amor. Talvez você não saiba do que se trata. O sacramento da Eucaristia é o corpo e o sangue de Cristo que recebemos em cada celebração. Não é uma representação. É o próprio corpo e o próprio sangue que nos são oferecidos.

A instituição do mandamento do amor trata-se das palavras ditas por Jesus que são lembradas nesta quinta-feira. “Amem-se uns aos outros. Assim como eu amei vocês, vocês devem amar uns aos outros” João 13,34. Cristo ainda vai mais além e lava os pés de seus discípulos, mostrando que amar é um sentimento que deve ser refletido em atos concretos.

Isso tudo foi transmitido pelo próprio Cristo a doze homens que ele chamou para o seu convívio, sendo um dos doze o seu traidor. Mas, quando Cristo oferece seu corpo e seu sangue, ele não oferece somente aos doze, ele oferece a todos nós. Ele pede que nós nos amemos uns aos outros e lava os nossos pés, para nos mostrar que o único que merecia ter seus pés lavados é que se dispõe a tirar a sujeira daqueles a quem ele ama.

A nossa humanidade imunda não nos permite entender a dimensão deste ato. Ou melhor, a nossa humanidade não nos deixa enxergar de fato o que Cristo nos pede todos os dias.

Depois desse gesto, tão humilde, é que ele vai nos mostrar o que é amar um irmão, e como ele pede que nos amemos. A maior prova do amor infinito de Deus, Pai e Filho, por nós é a morte do único justo para a salvação de todos os injustos.

Ele morreu do pior modo que poderia ter morrido. Ele sofreu as piores dores que um ser humano pode sofrer (não podemos nos esquecer que Jesus era Deus, mas também era homem). Ele se amaldiçoou para abençoar aqueles que o flagelavam. E Ele fez tudo isso no meu e no seu lugar. Éramos nós que deveríamos ser crucificados.

O amor que Ele sente por cada um estava, e está, em cada gota do puro sangue derramado por todos. Mas não pense em todos. Pense em você. Pense no que Ele fez, e faz, por você.

E o que Ele pediu em troca? “Amem-se uns aos outros. Assim como eu amei vocês, vocês devem amar uns aos outros”. Somente isso! Pediu que nos amemos. Amor em plenitude. Amor divino, que não tem nada a ver com isso que o nosso humano chama de “amor”. O seu amor seria capaz de te levar a morrer por alguém que algum tempo depois comemoraria a sua morte? O dEle foi.

Não há o que se discutir. Não há o que se questionar. E em momentos como essa semana, devemos refletir o quanto cada um de nós tem, mais uma vez, crucificado esse mesmo Cristo, que ainda vive em nosso coração. O quanto ainda temos matado o Cristo que vive no coração dos nossos irmãos. Lembrando que para matá-Lo, às vezes só é necessária uma palavra.

Estamos salvos. Fomos comprados pelo sangue que não se mede o valor. E em troca, só precisamos amar. Amar em atos concretos. Amar a quem não nos ama. Claro que não é fácil, não é nada fácil, mas todo caminho que leva para o Alto é um caminho com dificuldades. Descer é muito simples, e há quem lhe “ajude” bem perto. Mas subir é algo que exige um esforço diário seu. Exclusivamente seu. Se você não se esforça em caminhar, por mais que Ele queira, Ele não poderá lhe ajudar.

O sangue dEle foi derramado para que o seu não fosse. Se o esforço dEle foi em vão, isso só você pode dizer e mostrar em cada uma de suas atitudes.


“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” João 3:16

0 comentários:

Postar um comentário