domingo, 9 de dezembro de 2012

sau.dade


Gosto muito de brincar com as palavras. Tentar enxergar nelas um pouco mais do que significam, e às vezes, misturar o sentido de umas com as outras.

Hoje, pensando em organizações de letras, me deparei com a palavra “saudade” e percebi que em seus primeiros caracteres ela pode aumentar um pouco em sentido.

“Sau”, quando lido ou falado, se torna “sal”. E, tirando um pouco os pés do chão, talvez saudade se aproxime um pouco de sal.

O sal tempera. Dá gosto aos alimentos e também os conserva. Assim como a saudade, que em vez de alimentos, tempera sentimentos e conserva tantos outros.

Na medida certa, o sal deixa a comida saborosa, agradável ao paladar; em excesso, torna o alimento intragável, e impede o seu consumo. Também como a saudade, que faz bem em medidas moderadas, mas que pode dilacerar se tomar maiores proporções.

Saudade é uma palavra que só existe na língua portuguesa, não tem tradução em nenhum outro idioma. Mas tem significado em todos os corações. Está em todos os lugares, ocupa infinitos espaços, assim como o sal, que na grandiosidade dos oceanos ocupa grande parte do planeta.

Gosto de mexer com as letras porque, se pararmos para pensar, elas são muito como nós. Sozinhas elas tem seu significado e representação, ao se unirem, ganham sentidos a mais... mas espera aí, essa já é outra história... fica para uma próxima, por hoje, as letrinhas já disseram tudo o que queriam dizer!

0 comentários:

Postar um comentário